/Como o valor do negócio pode agilizar a demanda e evitar retrabalho

Como o valor do negócio pode agilizar a demanda e evitar retrabalho

Information – Education – Matchmaking

* Por Claudio Barizon

Existe uma preocupação muito grande em controlar e medir a produtividade das equipes. Esta é uma questão pertinente  que deve ser tratada com cautela e no seu devido tempo.

Com cautela para que o time não se sinta auditado, pois quando isso acontece, o engajamento vai por água abaixo. E, no seu devido tempo, pois é necessário que esteja claro para a equipe como o trabalho será mensurado para evitar o risco de gerar um comportamento inesperado nos envolvidos pelas entregas.

Portanto, a definição e compreensão do valor do negócio é a base para iniciar o trabalho. Mas como identificar e transmitir para os colaboradores o valor da sua empresa?

Para traçarmos um paralelo, imagine uma rodovia cheia de buracos. Como é feita a contratação de uma empreiteira para realizá-la?  E para mantê-la? Normalmente, a contratação é feita por quilômetro construído. Existe um período de garantia, mas a rodovia certamente precisará de manutenção.

O problema é que mantê-la custa caro. Certa vez, li em uma matéria que uma empresa estava sendo remunerada pela quantidade de buracos tapados. E a evidência estava ali: buraco tapado, dinheiro no bolso. Fácil de medir,  não é?  Simples de justificar. O problema é que esta é, provavelmente, a pior forma de contratação. Pois, deixando as questões éticas de lado, estimula a má construção e conservação.

E se estas mesmas empreiteiras fossem bonificadas exatamente pela medida oposta? Quanto menos manutenção, mais bonificação? Como as estradas seriam construídas e mantidas? Parece atípico, mas não é este o valor que se espera? Estradas sem buracos por mais tempo? Ou seja, redução de acidentes, internações, carros quebrados, pistas fechadas e menos perda de tempo (só para citar algumas vantagens).  Assim, identificar como um trabalho será mensurado é muito importante. Caso contrário, você incentiva um comportamento que na realidade gostaria de inibir.

Em uma organização, uma vez que o valor do negócio está claro para todos os colaboradores, as discussões em torno das métricas farão mais sentido. Sua equipe será capaz de priorizar melhor as necessidades de um projeto ou produto, que poderão ser entregues mais rapidamente, por um orçamento mais baixo, já que o time estará preparado para identificar requisitos que não estão de acordo com o valor para o negócio.

E, mais importante do que performar com agilidade, sua equipe poderá entregar valor mais rapidamente. Portanto, antes de pensar em métricas, dê alguns passos para trás, reconheça e dissemine o valor do seu negócio.

* Cláudio Barizon é COO da Zehnk e tem mais de 25 anos de experiência em tecnologia da informação. Entusiasta das metodologias ágeis, como um dos sócios da ViaDigital, implantou diversos projetos transformacionais. Juntou-se ao programa olímpico como o líder de TI para o gerenciamento da construção das arenas esportivas.

O post Como o valor do negócio pode agilizar a demanda e evitar retrabalho apareceu primeiro em Startupi.

Powered by WPeMatico