/Entenda o papel do Chief Compliance Officer dentro das organizações

Entenda o papel do Chief Compliance Officer dentro das organizações

Information – Education – Matchmaking

COO

Dentro de uma companhia, a figura do profissional de Recursos Humanos é de extrema importância, tendo em vista que é ele quem monitora e fica atento ao comportamento dos funcionários. No entanto, com os recentes escândalos no Brasil, envolvendo corrupção de empresas, fraudes e prisões por má conduta, outra figura se mostra de extrema importância no ambiente empresarial.

O Chief Compliance Officer (CCO) surge nesse cenário para tratar das especificidades de casos de má conduta e deve, necessariamente, se relacionar com todas as áreas. Uma vez que o compliance da empresa não possui um bom relacionamento com todas as áreas, infelizmente, ele não conseguirá atingir a plenitude de seus objetivos.

O CCO tem a função específica de receber mensagens e falar com pessoas que desviaram do que deveriam fazer, se ocupando de falar mais com quem cometeu algum desvio”, afirma Fábio Moreno, CEO da IComply. Segundo ele, o Chief Compliance Officer, assim como todo programa de compliance, é um solucionador de problemas.

Alguns CCOs tendem a dedicar pouco tempo ao desenvolvimento de técnicas inovadoras para promover e medir a cultura corporativa. Diversas empresas que hoje se veem as voltas com a necessidade de possuir um programa de compliance, certamente podem ofertar ocomprometimento da alta direção sem compreender exatamente o que isso significa.

“É de suma importância considerar que no Brasil o compliance, excluído do contexto do mercado financeiro e dos bancos, é sim um tema novo e, portanto, claro que os profissionais que ocupam o posto de CCOs, ainda se adaptam a essa nova realidade”, finaliza CEO.

O post Entenda o papel do Chief Compliance Officer dentro das organizações apareceu primeiro em Startupi.

Powered by WPeMatico